Oração por proteção

Oração por proteção

“Aprendei que todo o adulador vive às custas de quem o escuta”. (Jean de La Fontaine)

Oração por proteção

Livra-nos, Senhor, dos oportunistas, aqueles que se aproximam, não porque gostem de nós, nem porque concordem conosco, mas porque lhes é conveniente oferecer-nos ideias e apoios em busca de prestígios para si mesmos.
Afasta-nos, Senhor, dos bajuladores, os que sempre concordam conosco, os que sempre nos elogiam, os que sempre nos defendem, não porque nos amem, mas porque querem ser convidados para a festa que — imaginam — vamos dar.
Protege-nos, Senhor, dos adesistas, sempre prontos a mudar de opinião para cantar no coro dos vencedores, para desfilar com a maioria, não porque mudaram de ideia, mas por contribuir para os seus interesses serem vistos em determinado lugar.
Aproxima-nos, Senhor, dos altruístas, que se juntam a nós porque comungam dos mesmos ideais elevados, nunca mesquinhos, sob os quais queremos viver.
Junta-nos, Senhor, aos sinceros, que nos dizem a verdade que constrói, mesmo que exagerem e até quando suas palavras nos magoam num primeiro momento, porque o que fazem visa o nosso bem.
Mostra-nos, Senhor, os íntegros, em quem podemos confiar desde as intenções, esses que não trocam do lado por um prato de lentilhas, mas são amigos que se assentam conosco à mesa mesmo quando os pratos estão vazios ou que navegam conosco mesmo quando os ventos não sopram favoravelmente.

“Falam com falsidade uns aos outros, falam com lábios bajuladores e coração fingido. Sim, Senhor, tu nos guardarás; tu nos livrarás desta geração para sempre”. (Salmo 12.2 e 7)

Reproduzido do site PRAZER DA PALAVRA, de Israel Belo de Azevedo, que pode ser ser acessado em www.prazerdapalavra.com.br.