“Davi e todos os israelitas iam cantando e dançando perante o Senhor, ao som de todo o tipo de instrumentos de pinho, harpas, liras, tamborins, chocalhos e címbalos.”
2 Samuel 6:5
 

“Eu Danço Como o Rei Davi!”

 

 Imagem coluna 5 (2) 

 

ca. 2001 --- Man Dancing with Woman --- Image by © Royalty-Free/Corbis

O rei Davi foi, segundo a Bíblia, um homem segundo o coração de Deus. Nessa passagem vemos como ele estava alegre perante o Senhor, demonstrando essa alegria com a dança, sem se importar com nenhuma espécie de julgamento. Porém, a dança não serve apenas para expressar sentimentos e aliviar a alma. Ela é também um exercício físico, que traz para o nosso corpo os benefícios já citados anteriormente.

Um dos benefícios da atividade física é a melhora do perfil lipídico (emagrecimento). Durante o exercício nosso corpo gasta calorias (unidade de medida de energia). O gasto calórico aproximado dos exercícios é calculado pela unidade de medida MET, que significa Equivalente Metabólico da Tarefa. Para saber qual foi o seu gasto energético, multiplique o MET específico do exercício praticado pelo seu peso (em kg) e pelo tempo de exercício (em horas).

A atividade com menor MET é dormir, com gasto calórico de 0,9 MET. Portanto uma pessoa de 70 kg que dormiu por uma hora gastou apenas 63 calorias. É importante ressaltar que quanto maior o MET específico, maior é a dificuldade de manter o exercício, pois é um esforço mais vigoroso. Por exemplo, o MET de correr a uma velocidade de 12 km/h é 12,5. Já o MET de uma corrida a 17,5 km/h é 18.

Uma aula de dança possui um MET médio de 4,5. Esse valor não é exato pois vai depender do estilo de dança (forró, dança de salão, hip hop etc.), da intensidade da aula, da velocidade da coreografia entre outros fatores. É um ótimo incentivo fazer um exercício que traga satisfação pessoal. Então para quem gosta de dançar, essa é a minha dica.

Independente da atividade, é preciso ter determinação e persistência para ter um estilo de vida saudável. Lembrando que para um programa de exercícios físicos alcançar seu objetivo, ele deve ser combinado com uma alimentação adequada. Então, além de procurar um professor de Educação Física, um nutricionista também deve ser consultado para se alcançar melhores resultados. Esse profissional irá te orientar quanto a alimentos energéticos, construtores e reguladores e suas funções no nosso organismo e impacto nos exercícios.

Hugo Barreto Facundo, professor de Educação Física.

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