Quando você olha para seu celular vê dezenas, centenas ou milhares de mensagens não lidas no WhatsApp? Certamente, você está em mais grupos do que deveria ou gostaria. Não entre em pânico! Você não está só. Assim como eu, você deve estar sufocado (a) por tantas mensagens (e por que não dizer bobagens) que recebe diariamente.

É grupo para mais de metro nesse WhatsApp. Tem o da família, dos amigos, do trabalho, da academia, da faculdade… Eles são bons instrumentos nesse mundo, cada vez mais conectado, mas a falta de bom senso na hora de usá-los pode torná-los um pouco ou talvez, muito irritantes. Portanto, vamos colocar ordem nessa bagunça!

apresentacao1

Segue algumas dicas importantes para bom uso do WhatsApp.

Respeite o Interesse Coletivo
Um grupo no WhatsApp é criado para assuntos coletivos. Se não for do interesse de, pelo menos, metade das pessoas do grupo, mande uma mensagem direta no particular.

Não Envie Áudios em Excesso
WhatsApp não é uma rede social de ligação. É inconveniente só mandar áudios por ele. Baixar esses arquivos consome nossa franquia de dados. O serviço de internet no Brasil é caro e de qualidade ruim, portanto, só mande quando for necessário.

Não Use Muitos Emojis
É carinha de feliz, de triste, de choro, imagem de mãos agradecendo… Algumas pessoas parecem não saber usar as letras, parece que as teclas do celular só contém emojis (rs). Lembre-se de que as letras existem para a comunicação e que você não tem idade de criança para só “falar” através de desenhos e rabiscos. O uso moderado de emojis é importante.

NÃO ESCREVA TUDO EM CAIXA ALTA (LETRAS MAIÚSCULAS)
Esse tipo de escrita (caixa alta/letra maiúscula) dá a impressão de que a pessoa está gritando/ “falando” com autoritarismo. Seja uma pessoa educada e dê preferência para a caixa baixa, que é mais bonita e elegante.

Fotos Mórbidas
Tenha discernimento com fotos de mortos envolvidos em acidentes e assassinatos que você repassa pelos grupos. É uma tremenda falta de respeito com a família do falecido. Eu, geralmente saio dos grupos, onde vejo que só postam informações irrelevantes, fotos chocantes e que não agregam nada em minha vida.

Mensagens Bonitinhas
Uma das coisas que mais irritam no WhatsApp é aquele bom dia ou boa noite com a foto de um cachorro ou um gato. Tem gente que não percebe que isso só incomoda. E a situação piora se for enviada bem cedinho ou muito tarde.

Correntes São Chatas
“Se você ama Jesus, repasse para dez amigos”. Já te deu raiva só de ler essa frase? Pois é, Jesus não vai amá-lo (a) mais ou menos se você compartilhar esse tipo de coisa. E o WhatsApp também não vai avisar uma possível cobrança de taxas por esses terríveis compartilhamentos.

Selfies em Excesso? Use o Instagram
Gente, rede social para postar fotos se chama Instagram, certo? Não confunda com o WhatsApp, principalmente nos grupos. Nem todos querem saber onde você está e o que está fazendo.

Não Quer Ser Incomodado? Deixe os Grupos no Silencioso
Com a grande quantidade de grupos, é comum que o aplicativo esteja sempre recebendo mensagens. Se você não quer ser incomodado o dia todo, com seu celular vibrando e “apitando”, lembre-se de silenciá-las. O WhatsApp oferece a opção de silenciar os grupos por uma, oito horas ou até um ano. É bem chato ouvir o som da notificação durante a ligação.

Leonardo Nunes Moreira do Valle